A preparação para a Campanha Nacional 2024 segue forte. Neste final de semana, nos dias 18 e 19, a categoria se reúne na 26ª Conferência Bahia e Sergipe, em Salvador.
As bancárias e os bancários da base do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região serão representados por 27 delegados, de diversos municípios, que se inscreveram para participar do evento. Ao todo, a Conferência reúne 432 trabalhadores dos bancos.
Contudo, os demais bancários poderão assistir à programação por meio do site (www.feebbase.com.br) ou do canal do YouTube da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.
No sábado (18), depois da cerimônia de abertura, acontece uma exposição sobre conjuntura política econômica com o jornalista José Reinaldo de Carvalho, do site Brasil 247. Logo após, serão demonstrados os impactos das novas tecnologias no mundo do trabalho, balanço dos bancos e reestruturação, com as economistas do Dieese Ana Georgina Dias e Viviam Machado.
A tarde será dedicada ao debate das pautas específicas, com a realização dos encontros dos funcionários do Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que vão discutir a aprovar as pautas de reivindicações que serão levadas para os encontros nacionais, que acontecem em junho. Essa será a única parte da Conferência que não terá transmissão.
No domingo, a partir das 9h, ocorre o debate sobre saúde “Os mecanismos de captura da subjetividade através de instrumentos de avaliação de desempenho dos bancários”, com o psicólogo André Guerra. Logo em seguida, acontecem as apresentações sobre os números da consulta e a campanha nacional 2024, com o economista Vinícius Lins e o presidente da Federação, Hermelino Neto, e a votação das propostas para a pauta de reivindicações.