Na última sexta-feira (19), a Justiça do Trabalho ordenou que o Banco do Brasil mantenha o pagamento integral da gratificação de caixa. O pedido foi realizado pela Confederação Nacional das Empresas de Créditos e tem abrangência nacional.
Diante disso, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região solicita que bancárias e bancários observem se o pagamento tem sido realizado corretamente. Em caso de irregularidade deve-se entrar em contato com o setor jurídico do Sindicato para que as medidas necessárias sejam tomadas.
A decisão foi proferida na 16ª Vara do Trabalho de Brasília e prevê o pagamento integral da comissão às trabalhadoras e trabalhadores que exerciam função de caixa, no prazo máximo de 10 dias. E também fica indicado o pagamento para aqueles que eventualmente tenham perdido a gratificação.
Na sentença ficou indicada a multa mensal de 100% do valor da gratificação de caixa executivo por e para cada empregado prejudicado, em caso de descumprimento desta liminar, sem prejuízo de outras sanções processuais, administrativas e criminais que a resistência à ordem judicial propicie.
“Essa é mais uma vitória para nossa categoria. Vale lembrar que as entidades sindicais tem se mobilizado para garantir que não haja retrocesso nos direitos conquistados. Recentemente a Contraf também obteve resultado positivo na justiça para impedir que fosse extinta a função de caixa no BB. Ressaltamos que todas e todos devem estar atentos aos seus contracheque e espelho de ponto para denunciar ao SEEB/VCR qualquer desrespeito à essas recentes decisões”, ressalta Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.