Os bancários têm mais uma vitória importante a comemorar. A mobilização e pressão das entidades representativas dos bancários conseguiram garantir a manutenção do descanso da categoria nos finais de semana. Um direito histórico conquistado após muita luta.
Na segunda-feira (3/11), o deputado David Soares (União Brasil-SP) apresentou um requerimento solicitando a retirada de tramitação do Projeto de Lei 1043/19, de sua autoria, que tinha o objetivo de permitir a abertura de agências bancárias aos sábados, domingos e feriados.
A retirada só foi possível devido ao trabalho incansável do movimento sindical, que através de muita conversa e de articulação com outros parlamentares, mostraram o deputado os prejuízos que esta medida traria para os bancários, que já sofrem com a sobrecarga de segunda a sexta-feira nos bancos.
Em tramitação desde 2019, o PL 1043/19 atendia ao desejo dos bancos de explorar ainda mais os funcionários, abrindo as agências nos finais de semana.
O presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, destaca que o PL1043/19 vai no sentido contrário à reivindicação da categoria na campanha nacional deste ano de uma jornada de quatro dias semanais de trabalho. “Esse PL era uma agressão à conquista histórica dos trabalhadores bancários, que era uma jornada de trabalho de segunda a sexta-feira. Portanto, é uma grande vitória dos trabalhadores, das trabalhadoras, do movimento sindical. É uma grande vitória da categoria bancária”.
Fonte: FEEB/BA-SE.