Neste domingo (15), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou uma Assembleia Extraordinária para que os funcionários e funcionárias da Caixa Econômica Federal deliberassem sobre a greve prevista para iniciar nesta segunda-feira (16).
Antes da votação, os trabalhadores e trabalhadoras participaram de uma plenária virtual, onde avaliaram o cenário da luta nacional e a greve.
Após as discussões, os bancários da Caixa, por maioria de votos, decidiram aprovar o acordo e encerrar o estado de greve. No total, 68,32% votaram a favor, 21,78% foram contra e 9,90% se abstiveram.
“O funcionalismo da Caixa entendeu que, apesar da insatisfação com o resultado da negociação e a disponibilidade de somar forças para o enfrentamento na luta por melhores propostas no Acordo Coletivo, o resultado de aprovação das assembleias em nível nacional inviabiliza a mobilização para enfrentar o banco nesse momento e, por isso, votou para aprovar a proposta. Agora, precisamos acompanhar as novas negociações e tirar lições desse processo para não repetir nas próximas negociações os erros que observamos agora.” Afirma Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.