A pauta de reivindicações específicas dos trabalhadores do Santander, cujo objetivo é renovar o ACT (Acordo Coletivo de Trabalho), será definida no Encontro Nacional dos Funcionários, nesta quinta-feira (06/06), no Novotel Jaraguá Conventions, em São Paulo.
A abertura do encontro começa às 9h30. Em seguida, às 10h, tem análise de conjuntura com o professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Moisés Marques, e o ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, João Vacari Neto.
Às 11h30, o Secretário de Saúde da Contraf, Mauro Sales Machado, expõe a síntese da pesquisa “Modelos de gestão e patologias do trabalho bancário”. Às 13h tem pausa para o almoço. Às 14h30 as discussões retornam com a análise dos resultados do Santander e emprego com a economista do Dieese, Vivian Machado. O debate e a votação da minuta do ACT Santander será às 16h e o encerramento, às 17h.
A representação dos bancários vai apresentar ao banco as demandas definidas no encontro no próximo dia 10. Destaque para a importância da manutenção dos direitos das cláusulas econômicas, sociais e sindicais, a exemplo da renovação dos programas de remuneração variável, o PPRS (Programa Próprio de Resultados do Santander), distribuído linearmente a todos os trabalhadores e corrigido pelo índice da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), além das 2.500 bolsas de estudo que contêm concursos de graduação, pós-graduação e MBA.
Outro objetivo é avançar nas cláusulas novas, como o direito à desconexão, a redução da jornada para quatro dias semanais e conseguir êxito nas pautas dos funcionários neurodivergentes, ou que têm filhos nessa condição.