No trimestre encerrado em fevereiro, a taxa de desemprego no Brasil subiu para 11,6%, o que corresponde a 12,3 milhões de brasileiros, após dois meses em queda. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra Domicílios (Pnad) Contínua, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (31/03).
No trimestre encerrado em novembro, o percentual de desempregados foi de 11,2%, ou seja, em 3 meses o índice de desemprego subiu 0,4%. Segundo a pesquisa, a taxa foi puxada pelos setores de construção (-4,4%), administração pública (-2,3%) e serviços domésticos (-2,4%). Por outro lado, o desemprego apresentou queda na comparação com o trimestre encerrado em fevereiro de 2019, quando ficou em 12,4%.
Os dados da pesquisa também mostram que a taxa informalidade caiu de 41,1% no trimestre de setembro a novembro de 2019 para 40,6% no trimestre encerrado em fevereiro deste ano. Mesmo em queda, ainda são 38 milhões de trabalhadores informais.
O IBGE informou que, por conta da pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, os dados estão sendo coletados somente por telefone.
Fonte: FEEBASE