Na sexta-feira (15), os diretores do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR), Leonardo Viana e Tatiane Fontana, participaram de uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que teve como objetivo colocar o sistema financeiro face a face com a sociedade.
Na ocasião, Bradesco, Itaú e Santander foram denunciados por práticas que vão além dos ataques à categoria bancária: os bancos estão desmontando serviços cruciais e aprofundando a exclusão social.
Além do SEEB/VCR, estiveram presentes representantes de diversos sindicatos, do Procon, da ABAT (Associação Baiana de Advogados Trabalhistas) e do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), reforçando que a luta pela preservação de direitos não se restringe ao ambiente sindical. Trata-se de um tema de interesse público, que precisa ser compreendido e debatido por toda a sociedade.
“A participação do nosso sindicato é fundamental, pois permite absorver informações e repassá-las à base, fortalecendo a luta contra a terceirização, a pejotização e o fechamento de agências — práticas que têm causado insegurança, incertezas e comprometido a qualidade de vida e a remuneração das bancárias e bancários.”– Tatiane Fontana