Na manhã da última segunda-feira (9), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região interditou a agência Santander/Vitória da Conquista por falta de condições de trabalho e atendimento.
Segundo informações, uma reforma foi feita na agência durante o final de semana, com pintura e troca do carpete. Após denúncias, a diretoria do Sindicato constatou in loco a situação de forte odor de produtos químicos no interior da unidade e de risco de intoxicação aos trabalhadores e clientes.
A funcionária pública Marluce Assis, que esteve na unidade em busca de atendimento, relatou que sentiu dificuldades respiratórias. “Eu passei cerca de três a quatro minutos lá dentro e saí com a respiração ofegante, imagina ter que ficar 15 a 20 minutos, no mínimo, na fila ou pior: no atendimento geral, onde nós sabemos que passa disso. Tem a questão dos funcionários também, que iriam ficar expostos ao risco o dia todo em um ambiente insalubre”, afirmou.
Para o secretário Geral do SEEB/VCR, Paulo Barrocas, a exposição de bancários e clientes demonstra o desrespeito do banco. “O odor estava insuportável e a agência não possuía condições adequadas de trabalho. Constatamos que o cheiro causava ardência no nariz e dor de cabeça em pouco tempo. Por isso, cobramos a retirada dos funcionários como forma de garantir que o Santander assumisse a sua responsabilidade, não abrindo a unidade”, afirmou.
Na terça-feira (10), a diretoria retornou à unidade para verificar as condições de trabalho e constatou que o problema foi resolvido.