As bancárias e bancários do Santander estiveram reunidos, de forma remota, no último dia 3 no Encontro Nacional dos funcionários. A oportunidade serviu para refletir sobre a situação a que estão sendo submetidos os funcionários neste momento de crise sanitária.
Durante o encontro, a economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Catia Uehara, apresentou os dados sobre o balanço do banco e informações importantes sobre empresas que fazem parte da holding do Santander.
O banco obteve lucro líquido gerencial de R$ 4,171 bilhões, crescimento de 98,4% em relação ao obtido no mesmo período do ano passado. O lucro obtido nos primeiros seis meses no Brasil representou 22,5% do lucro global do conglomerado, que foi de € 4,205 bilhões. Apesar do ótimo resultado, o Santander segue cortando postos de trabalho e contratando funcionários terceirizados.
Os funcionários também debateram os ataques aos planos de previdência fechados, tanto da parte dos bancos quanto do governo. Foram apresentadas informações sobre os planos do Santander: Banesprev, Sanprev, SantanderPrevi e Bandeprev.
A base do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região foi representada no encontro pelo diretor de Aposentados e Assuntos Previdenciários e funcionário do Santander, Wolney Soares. “Acho válido todo espaço para discutir e debater sobre os pontos de melhorias do Santander. No encontro, podemos pensar juntos a melhor forma para mobilização da categoria no sentido de seguirmos focados no mesmo objetivo. São sempre encontros objetivos e muito importantes pois nos atualizam sobre todos os movimentos do banco, expectativas, estratégias, entre outros temas”, afirma.
As propostas apresentadas pelos bancários serão sintetizadas e entregues pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander ao Comando Nacional dos Bancários.