Os bancos investem pesado na internet e empurram os consumidores para os serviços online. Hoje, cerca de 9,5 milhões de pessoas fazem mais de 80% das transações pelos aplicativos ou internet banking, de acordo com dados da Febraban (Federação Brasileiro dos Bancos) referentes a 2016.
As operações mais utilizadas são transferência entre contas, pagamentos de faturas e consultas de saldos. Mas, a facilidade pode se tornar uma grande dor de cabeça. Segundo o Banco Central, em 2016, foram contabilizadas 425 queixas referentes ao sigilo e a segurança dos canais de acesso as contas pela internet.
No ano seguinte, pulou para 1.688, crescimento de 297%. Isso porque, quanto mais o consumidor utiliza os canais digitais e expõe os dados bancários na rede, mais fácil é para a pessoa mal intencionada ter acesso às informações sigilosas. Portanto, maior o número de fraudes.
As mais comuns, segundo especialistas, são as mensagens maliciosas sobre supostas promoções ou falsos descontos, que o cidadão desavisado acaba clicando no link, normalmente infectado. Por isso, na hora de fazer uma transação com dinheiro, a recomendação é de que se dirija a uma agência bancária para atendimento humanizado. É bem melhor.
Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia