Os funcionários do Santander na Bahia não estão nada satisfeitos com o plano de saúde. O Sindicato dos Bancários cobra posicionamento do banco desde fevereiro, quando houve mudança na assistência médica para Unimed. Uma das reclamações mais frequentes é a dificuldade de atendimento com a rede de credenciamento de hospitais e clínicas.
Mas, os problemas vão além. Há queixas de ausência de opções para patologias e demora para a aprovação de exames e autorização de procedimentos. Com participação expressiva dos trabalhadores no Estado, a pesquisa realizada pelo SBBA, que iniciou no dia 18 de agosto e acabou nesta quinta-feira (31/08), constatou que 59,4% dos empregados tiveram algum tratamento e acompanhamento interrompido devido à mudança do plano e 40,6% não tiveram.
Para 50,4%, a aceitação na rede credenciada é péssima. Outros 30,8% disseram ser ruim e 13,4% consideram regular. Quando questionados sobre a nota atribuída à rede credenciada da Unimed, 32,1% deu 1 e apenas 0,4% deu nota 10.
Além disso, 56,7% dos trabalhadores informaram que são do Unimed Nacional Básico NA – Acomodação individual, 25,4% do Unimed Nacional Básico NA – Acomodação coletiva e 17,9% são do Seguro Unimed.
Sobre dificuldade em encontrar médicos, hospitais, clinicas e laboratórios que atendam o plano, 93,3% afirmaram que tiveram. O levantamento do Sindicato ainda questionou se bancários concordavam em pagar um pouco mais para ter acesso a uma rede credenciada mais abrangente, que possa atender sem dificuldades. No total, 96% responderam sim. O resultado reforça que a direção do banco precisa solucionar o problema.
Fonte: SBBA.