Home / Brasil / Osmar Terra é o parlamentar que mais posta desinformação, diz levantamento

Osmar Terra é o parlamentar que mais posta desinformação, diz levantamento

O deputado federal e ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB-RS), é o parlamentar que mais disseminou informações falsas sobre a pandemia do novo coronavírus, segundo reportou um levantamento do site de checagem de notícias Aos Fatos.

Terra foi um dos nomes levantados para substituir Luiz Henrique Mandetta na chefia do Ministério da Saúde. O deputado se alinha a Bolsonaro na defesa ao fim do isolamento, apesar de a medida estar entre as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A análise considerou os 1,5 mil tweets sobre o assunto com mais interações (retweets e curtidas) publicados por membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, incluindo suplentes e licenciados, entre 20 de fevereiro e 8 de abril. O site informou que foram encontradas 159 postagens com desinformação, veiculadas por 22 parlamentares. Os conteúdos somavam cerca de 1,58 milhão de interações no período.

Desses posts, 38 são de autoria de Terra, o equivalente a 23,9%. As publicações do ex-ministro também são responsáveis por mais de 522 mil interações, correspondente a 32,9% do total de interações.

Em segundo e terceiro lugar, vem os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Bia Kicis (PSL-DF). Compõem o resto do “top 10” do ranking da desinformação: o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), a deputada Caroline de Toni (PSL-SC), a deputada Carla Zambelli (PSL-SP), o deputado Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), o deputado Carlos Jordy (PSL-RJ) e a deputada Alê Silva (PSL-MG).

Segundo o Aos Fatos, 19 dos 22 parlamentares que publicaram tweets com desinformação são da base do governo Bolsonaro (12 do PSL e 7 do PSC, Republicanos, Podemos, PSD e, no caso de Osmar Terra, MDB). Da oposição, foram incluídos no levantamento três deputados petistas: Margarida Salomão (PT-MG), Paulo Pimenta (PT-RS) e Bohn Gass (PT-RS).

Os dois principais temas das publicações com desinformação tratam da eficácia do isolamento e do uso da cloroquina nos tratamentos contra o coronavírus.

Um dos exemplos de tweets de Terra, apontados pelo levantamento, mostra que o deputado contradisse conclusões de estudos na Itália e afirmou que a quarentena aumentou o contágio por covid-19 no país europeu.

Na segunda-feira 13, o ex-ministro acusou o Instituto Butantan de promover “terrorismo”, afirmou que a quarentena é “inútil” e escreveu que a epidemia terá fim em 30 dias no estado de São Paulo.

Fonte: Carta Capital.

Veja Mais!

Razões para protestar: juros altos do BC empobrecem e endividam famílias brasileiras

Na próxima terça-feira (30), a partir das 10 horas, a CUT e as demais centrais …