Home / Bancos / Bancos fecharam mais de 4 mil agências em 5 anos

Bancos fecharam mais de 4 mil agências em 5 anos

Concentrando 85,9% das agências no país, os maiores bancos – Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Santander – se sentiram à vontade para fechar 4.300 unidades em todo o país nos últimos 5 anos. Segundo dados do Banco Central, no início 2017, estes bancos possuíam juntos 19,9 mil unidades, número que em março de 2022 caiu para 15,6 mil, uma redução de 21,6%.

Bradesco, Itaú e Banco do Brasil foram os que mais reduziram o número de agências, seguindo planos de redução de gastos, sem se importar com os interesses dos clientes ou da sociedade. Os bancos também redirecionaram parte do seu atendimento aos serviços digitais.

Entre as principais instituições, Caixa e Santander foram as que menos reduziram agências. O Santander fechou agências apenas a partir de 2021, enquanto a Caixa, responsável por pagamentos dos programas sociais do governo, praticamente não reduziu seu número de unidades.

Essa política de redução de postos de atendimentos dos bancos, não supre todas as necessidades da população, principalmente nos pequenos municípios do interior, onde o fechamento de agências prejudica o comércio e dificulta a vida dos moradores.

O fechamento de agências reflete também vida dos bancários. Milhares foram demitidos neste período, enquanto os que ficaram sofrem com a sobrecarga de trabalho e o adoecimento que isso acarreta.

Fonte: FEEB BASE

Veja Mais!

Comando altera data da Conferência Nacional dos Bancários

Em reunião feita de forma remota, na segunda-feira (18), o Comando Nacional dos Bancários alterou …