Home / Banco do Brasil / Encontros nacionais da categoria acontecem a partir desta quarta (8)

Encontros nacionais da categoria acontecem a partir desta quarta (8)

Após os encontros regionais, a Campanha Nacional dos Bancários segue a todo vapor. A partir desta quarta-feira (8), começam os encontros nacionais da categoria bancária, que acontecem em São Paulo.

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região estará presente em todos os congressos e na Conferência Nacional, participando da decisão das pautas que serão pleiteadas na negociação com os bancos. Este ano, as reuniões acontecem em formato híbrido, presencial e virtual.

A 24ª Conferência Nacional [email protected] [email protected] do Ramo Financeiro, com o tema “Um país + justo pra gente, este é o Brasil que a gente quer”, acontece entre sexta-feira (10) e domingo (12).

O encontro vai definir a minuta de reivindicações da Campanha Nacional dos bancários e o plano de lutas da categoria até 2023. As decisões serão tomadas a partir das propostas apresentadas pelas bases sindicais de todo o país e pela Consulta Nacional, que mobilizou mais de 35 mil bancários e bancárias de todo o Brasil. O presidente do SEEB/VCR, Leonardo Viana, e a diretora de Assuntos de Raça e Etnia, Camille Correia, representarão a base presencialmente.

 

Pautas específicas

Entre os dias 8 e 10, acontece o 38º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), para debater as questões que afetam o dia a dia de trabalho. A diretora, Camille Correia, representará a base presencialmente.

Os debates girarão em torno de quatro eixos distintos: 1. Defesa dos bancos e empresas públicas; Defesa da Caixa 100% Pública; 2. Saúde e condições de trabalho, incluindo o plano de saúde dos empregados (Saúde Caixa); e Fundo de Previdência dos empregados (Funcef); 3. Manutenção dos direitos atuais e conquistas de novos; Mais contratações; 4. Organização sindical e defesa da democracia.

O 33° Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil também será realizado entre os dias 8 e 10. Entre as principais pautas estão as condições de trabalho no banco e sobre o papel da instituição no desenvolvimento econômico e social, no combate à fome e na reconstrução do país. O presidente, Leonardo Viana, representará a base presencialmente.

Na quinta-feira (9), ocorre o Encontro Nacional do Bradesco para elaborar a minuta específica. Serão apresentadas as demandas dos trabalhadores sobre Emprego, Saúde, Teletrabalho e Segurança, debatida a conjuntura, discutidas as estratégias e a organização da Comissão de Organização dos Empregados. O secretário-geral do Sindicato, Paulo Barrocas, representará a base virtualmente.

O Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco acontece quinta-feira (9). Os trabalhadores debaterão emprego, remuneração, saúde, condições de trabalho, diversidade e previdência complementar. O diretor de Esporte e Lazer, Carlos Alberto Gonçalves, representará a base presencialmente.

Também no dia 9, as bancárias e os bancários do Santander realizam o encontro específico. As pautas principais são: melhores condições de trabalho; valorização dos trabalhadores com distribuição dos lucros; definição transparente e participativa das metas; manutenção do protocolo de prevenção e segurança contra a covid-19; valorização da saúde e do bem estar dos funcionários e clientes; reajuste justo nas bolsas de graduação e pós-graduação; fim das terceirizações e das demissões; mais contratações já e com condições dignas de trabalho. O diretor de Aposentados e Assuntos Previdenciários, Wolney Soares, representará a base virtualmente.

Veja Mais!

Lutar pelos direitos dos bancários e pelo Brasil que a gente quer

Representantes da categoria bancária de todo o país aprovaram, neste domingo (12), no encerramento da …