Home / Brasil / PIB tem sua maior queda em 2020. Consumo das famílias é o menor em duas décadas

PIB tem sua maior queda em 2020. Consumo das famílias é o menor em duas décadas

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caiu 4,1% em 2020, maior queda na série histórica do IBGE, iniciada em 1996. É um resultado comparável ao da recessão do início dos anos 1990. O PIB per capita também despencou (-4,8%), na maior retração em 24 anos. O consumo das famílias recuou 5,5%.

Entre os setores, apenas a agropecuária cresceu: 2%, com destaque para soja, café e milho. A indústria caiu 3,5% (a queda na indústria de transformação foi de 4,3%) e os serviços, 4,5%. Nesse último, os serviços prestados às famílias tiveram queda de 12,1%. Na construção, a retração chegou a 7%. Nos subsetores, o de atividades financeiras cresceu 4%.

Segundo ano ruim

O governo Bolsonaro já havia apresentado o chamado “pibinho” no primeiro ano, com resultado revisado de 1,4%. Com uma economia que nunca deslanchou, quadro agravado pela pandemia, veio a retração de 2020. Cujo resultado o ministro Paulo Guedes também errou: ontem, ele declarou em entrevista acreditar que o PIB cairia menos de 4%.

O melhor resultado da recente série histórica foi em 2010: 7,5% de crescimento. A queda do ano passado praticamente elimina os pequenos PIBs de 2017 a 2019, com alta acumulada de 4,6%.

Efeito da pandemia

“O resultado é efeito da pandemia de covid-19, quando diversas atividades econômicas foram parcial ou totalmente paralisadas para controle da disseminação do vírus”, afirma a coordenadora de Contas Nacionais, Rebeca Palis. “Mesmo quando começou a flexibilização do distanciamento social, muitas pessoas permaneceram receosas de consumir, principalmente os serviços que podem provocar aglomeração.”

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), um indicador de investimento, caiu 0,8%. As exportações caíram 1,8% e as importações, 10%.

 

Fonte: Rede Brasil Atual.

Comentários

Veja Mais!

Tributar super-ricos: Bancos têm que pagar mais

Entre os que mais lucram no Brasil, setor financeiro está devendo à sociedade. Campanha Tributar …