Home / O Piquete Bancário / Artigo / Por que convocar?

Por que convocar?

Confira o artigo da diretora-presidente da AFBNB, Rita Josina Feitosa da Silva, no qual ela reitera a necessidade de convocação dos aprovados no concurso de 2014 – cujo prazo se encerra no próximo dia 4. Publicado originalmente no jornal cearense O Estado.

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) completa 66 anos no próximo mês de julho. Uma de suas tradições é a formação de um quadro técnico capacitado, por vezes disputado por outras instituições dado o seu diferencial, com olhar focado no desenvolvimento. O quadro de funcionários permanece qualificado e comprometido com a missão do Banco, construindo uma importante trajetória da instituição.

A atual política orientada pelo Governo Federal tem levado o BNB, assim como outros bancos públicos e demais órgãos estatais, a sofrer investidas diretas que o enfraquecem e reduzem sua capacidade operacional. Medidas como o fechamento de agências e uso de recursos de seu principal funding, o FNE, para fins outros que não os estabelecidos na Constituição Federal – execução de programas de financiamento aos setores produtivos, em consonância com os respectivos planos regionais de desenvolvimento – são fatores que precisam ser superados para que o Banco exerça a função para a qual foi criado, que é reduzir as desigualdades regionais, através do crédito diferenciado e orientado não apenas para grandes empresas, mas também para médios e pequenos empresários e agricultores familiares.

Enquanto importante agente operador de políticas públicas, o BNB precisa ampliar sua mão de obra. Mas o Governo tem se mostrado intransigente no limite estipulado para o quadro funcional. Há carência de pessoal em praticamente todas as agências do Banco, mesmo havendo um contingente de 633 aprovados no último concurso público, realizado em 2014, aguardando a convocação. São centenas de homens e mulheres que depositaram seus sonhos na instituição mas que agora se veem excluídos devido à insensibilidade do Governo. O próprio BNB já admitiu a necessidade de pessoal e já solicitou ao Ministério do Planejamento o aumento de seu teto de funcionários, hoje em 7.010 trabalhadores – quantidade ínfima se for considerada a área de atuação do Banco e os desafios da Região.

O prazo do concurso se encerra em 4 de julho. A Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB) não tem medido esforços para que sejam realizadas convocações antes dessa data. De audiência pública a reuniões com parlamentares e com órgãos do Governo Federal, a AFBNB tem se mobilizado, junto com a comissão dos aprovados, por entender que se trata de aspecto importante para o fortalecimento do BNB e reforço na luta pela redução das desigualdades, bandeira essa que nos move desde a fundação da entidade.

As opiniões expressas no artigo não refletem, necessariamente, o posicionamento da diretoria do SEEB/VCR.

Comentários

Veja Mais!

O primeiro jogo será entre Bradesco Itapetinga e o BNB, às 9h15.

Confira o artigo de José Eymard Loguercio, Fernanda Caldas Giorgi e Antonio Fernando Megale Lopes, …