Home / DestaquesApp / Sindicato tem sido um instrumento importante para reverter demissões nos bancos

Sindicato tem sido um instrumento importante para reverter demissões nos bancos

Bancárias e bancários filiados tem atendimento jurídico especializado

A prática do setor bancário em relação ao lucro é muito clara, sempre ganhar mais, custe o que custar. Em agosto desde ano o uol noticiou que os quatros maiores bancos do Brasil aumentaram em 90% os lucros no último ano, totalizando R$23,161 bilhões. Vale destacar que em plena pandemia esse é o terceiro maior índice da história neste setor. O ano de maior lucratividade foi em 2019 e o segundo em 2015.

O trabalho que o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista desenvolve junto ao setor jurídico tem sido crucial para frear as práticas dos banqueiros que tem na primeira linha de corte as trabalhadoras e trabalhadores. Na maioria dos casos, as demissões são realizadas de forma irregular. Dedicando uma atenção a isso, a diretoria do Sindicato está sempre em diálogo com os gestores dos bancos para reverter demissões antes de avançar para um processo judicial. Com essa prática, só de 2018 até este ano foram canceladas 25 demissões.

Nos últimos cinco anos, só na base territorial do Sindicato os bancos realizaram 38 demissões. No mesmo período, acionando a justiça os advogados conveniados à entidade conseguiram 34 reintegrações.

“Temos desenvolvido um trabalho de profissionalização do setor jurídico muito importante para atender as demandas da categoria. Filiadas e filiados têm acesso ao atendimento gratuito com os advogados conveniados na sede da entidade, com uma equipe que ao longo desses anos tem aprimorado os trabalhos de intervenções jurídicas neste setor. Gostaria de aproveitar a oportunidade para chamar atenção sobre a questão específica do cancelamento de demissão que é feito ainda no banco. Nenhum advogado particular consegue esse tipo de diálogo, pois esta é uma ferramenta que a categoria conseguiu a partir do Acordo Coletivo, onde os bancos são obrigados a estabelecer um setor responsável por construir mediações com as direções do Sindicato”, destaca Sarah Sodré, diretora de Assuntos Jurídicos do SEEB/VCR.

Veja Mais!

População conquistense espera por horas para o atendimento bancário

Assista a entrevista e saiba mais sobre a notificação do Procon sobre essa situação As …