O Santander teve aumento no índice de reclamações no terceiro trimestre deste ano e foi a instituição com pior resultado nesse quesito, segundo dados do Banco Central divulgados no último dia 16. No trimestre anterior, a instituição estava no terceiro lugar no Ranking de Instituições por Índice de Reclamações para instituições com mais de 4 milhões de clientes.
No total, houve 1.600 reclamações consideradas procedentes no terceiro trimestre deste ano. O principal motivo (567) foi em relação ao serviço na internet, segundo o quesito “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet banking”. O Santander tem 38,8 milhões de clientes, segundo dados do BC.
Em segundo lugar no ranking de reclamações do trimestre está o Banco Votorantim (4 milhões de clientes), que ocupava a sétima posição no segundo trimestre. A Caixa, que liderava o levantamento anterior, ficou na terceira posição.
O índice do BC é obtido a partir da divisão do número de reclamações em relação ao número de clientes, multiplicado por 1 milhão.
Ranking de reclamação dos bancos
Instituições com os maiores índices de reclamação em relação ao número de clientes, no 3º trimestre de 2017
BANCO | ÍNDICE |
---|---|
Santander | 41,16 |
Votorantim | 32,05 |
Caixa | 31,88 |
Bradesco | 23,99 |
Banco do Brasil | 22,00 |
Fonte: Veja