Home / Banco Itaú / Sindicato faz Manifestação contra demissões e metas abusivas em diversos bancos de Vitória da Conquista

Sindicato faz Manifestação contra demissões e metas abusivas em diversos bancos de Vitória da Conquista

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou nessa semana manifestações contra demissões, metas abusivas, longas filas e o fechamento de agências impostas pelos bancos sob seus trabalhadores Bancários. Os atos ocorreram na terça-feira e quarta-feira nas agências dos bancos Bradesco, Santander, Itaú e Mercantil em Conquista.

No protesto, foi destacado questões como carga horária excessiva, metas abusivas, o adoecimento da categoria, fechamento de agências, demissões em massa e a falta de valorização profissional. O ocorrido chamou a atenção de clientes e funcionários das agências, gerando um momento de conscientização sobre as demandas dos bancários.

Além disso, foi reivindicado melhorias nas condições de trabalho, como a ampliação do quadro de funcionários para reduzir a sobrecarga e garantir um atendimento de qualidade aos clientes. Infelizmente, se tornou uma cena comum ver as agências bancárias lotadas de pessoas, onde o atendimento costuma demorar mais de uma hora. Tudo isso ocorre por conta do excesso de demissões e falta de contração de bancários. Por isso, durante o ato, foi destacado a importância dos usuários do sistema bancário denunciarem essa situação nos orções de defesa do consumidor, aos canais de atendimento do banco e ao Banco Central. Denunciar é uma forma de buscar soluções e incentivar as instituições financeiras a adotarem medidas efetivas para garantir um atendimento mais ágil e satisfatório para todos os clientes e evitar a sobrecarga de trabalho para seus funcionários.

Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR, expressou que os bancos precisam ter respeito aos direitos trabalhistas, precisam buscar melhorias nas condições de trabalho e o dar um basta nas práticas abusivas: “Estamos aqui denunciando as práticas de assédio dentro dos bancos em Vitória da Conquista e outras agências da região. O Bradesco, Santander, Itaú e Mercantil, tem fechado os olhos e aceitado praticas de assédio em seus funcionários, tudo isso para construir esse lucro que já é bilionário. O lucro dessas instituições tem sido construído a base da saúde física e mental de seus funcionários, e é nosso dever repudiar isso. Dados mostram que de janeiro de 2014 a abril deste ano, os bancos fecharam 5.716 agências e extinguiram cerca de 70 mil postos de trabalho. Tudo isso é inadmissível.”

Veja Mais!

Santander é condenado a pagar R$ 500 mil por danos morais

Banco isolava em “aquário” funcionários reintegrados após demissão no retorno ao trabalho depois de afastamento …