A lei municipal nº 1.722/2010, em conformidade com a Constituição brasileira e leis federais, instituiu o Conselho Municipal de Saúde em Vitória da Conquista. A participação de entidades representativas da sociedade é prevista por lei e, a partir disso, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região compõe o Conselho, atuando regularmente em todas as atividades encaminhadas.
O espaço tem objetivo de formular metas para a saúde, fiscalizar e elaborar propostas para o funcionamento do SUS, analisar indicadores e contribuir com o plano municipal para a saúde, tudo isso junto a entidades representativas de trabalhadores e da sociedade.
No ano de 2012, o Conselho Municipal de Saúde realizou um seminário que resultou na implementação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador – CIST. Através da participação de diversos órgãos de diferentes setores, esta comissão tem como tarefa assessorar o Conselho sobre questões da saúde dos trabalhadores em geral, com contribuições que busquem eliminar ou reduzir os riscos.
A participação do Sindicato na formulação de propostas leva para esfera municipal as demandas da categoria bancária. Desde 2017, a diretora de Assuntos de Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Giovania Souto, tem participado ativamente das reuniões deste conselho. “Ocupar este espaço no conselho tem nos dado a oportunidade de intervir de forma ativa no debate sobre saúde pública no município e na construção de proposições. Como exemplo disso, recentemente, realizamos sete reuniões extraordinárias para construir um Plano Municipal de Saúde válido por quatro anos, um avanço importante e que, para se tornar ainda mais efetivo, precisa ser cobrado da gestão do município até que seja colocado em prática”, destaca.