A diretoria tem cobrado prefeituras e secretarias de saúde
Na última semana, a categoria bancária obteve vitórias importantes na luta pela vacinação contra a Covid-19. Na Bahia, o governo Estadual, por meio da Comissão Intergestores Bipartite, orientou que os municípios cumpram a indicação Federal de inclusão bancárias e bancários no grupo prioritário de vacinação.
Esse cenário vitorioso foi uma conquista de uma longa campanha que sindicatos e federações organizaram. A partir disso, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região tem intensificado o trabalho de base para garantir que seja cumprido nos 46 municípios da sua base territorial o decreto do Ministério da Saúde seja colocado em prática.
Em levantamento realizado, em pelo menos oito cidades da base, as trabalhadoras e trabalhadores do banco já tomaram pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Em Poções, a vacinação da categoria acontece nesta terça-feira (20).
Na cidade de Brumado, desde o mês de julho a diretoria solicitou uma reunião com os gestores dos municípios e ainda não obteve resposta. Agora com essas novas movimentações a diretoria vai cobrar novamente a prefeitura.
Durante esta semana serão encaminhados ofícios para as prefeituras solicitando a imediata inclusão deste grupo prioritário no calendário local de vacinação.
“Com a inclusão dos bancários como grupo prioritário no Plano Nacional de Imunização e a aprovação da CIB estadual para destinar pelo menos 10% vacinas para esta finalidade, estamos reforçando junto aos municípios o pedido para a vacinação da categoria, já que agora existe todo o respaldo técnico e operacional para isso. Precisamos garantir a imunização dos bancários e demais trabalhadores das agências para que o atendimento possa ser normalizado o quanto antes”, aponta Leonardo Viana, presidente do SEEB/VCR.
CAMPANHA VACINA BANCÁRIOS JÁ!
Desde março, o Sindicato promoveu a campanha pela vacinação em sua base territorial, com manifestações, utilização de carro de som, anúncio em outdoors, entrevistas à imprensa, carreata e distribuição de adesivos e camisetas, buscando o esclarecimento da sociedade sobre a urgência da vacinação das bancárias e bancários.
Por fazerem parte de um setor considerado essencial e que não parou de trabalhar em nenhum momento da pandemia, a inclusão destas trabalhadoras e trabalhadores deveria ter acontecido desde o início da vacinação.
Com a chegada das vacinas, diante do descaso do governo com este setor, a diretoria do SEEB/VCR reivindicou ao poder público a inclusão da categoria na fase 4 do PNI e se articulou com vereadores para garantir recomendações das câmaras municipais, como aconteceu em Conquista, Itapetinga, Poções, Brumado, Anagé e Planalto, entre outras.