Na tarde desta quinta-feira (29), o Conselho Municipal da Mulher de Vitória da Conquista realizou sua primeira reunião do novo biênio, reunindo representantes da sociedade civil e do governo local para discutir e planejar ações em prol dos direitos das mulheres. O encontro foi marcado por um balanço do biênio anterior e pela definição de metas e prioridades para os próximos dois anos.
Durante o encontro, foram destacados as participações no biênio passado (2021-2022) nas discussões sobre Dignidade Menstrual, combate ao feminicídio, combate à violência doméstica e à violência de gênero, além do pronunciamento público em defesa da Democracia e ao combate à violência.
No entanto, também foram discutidos obstáculos e lacunas que ainda precisam ser superados para garantir uma sociedade mais justa e igualitária. O Conselho funcionou sem estrutura física e/ou funcional, as reivindicações feitas à SEMDES não foram atendidas, apesar da pandemia, o Conselho poderia ter funcionado melhor, se tivesse transporte gratuito concedido às conselheiras e uma sede.
A Vice-Presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Sarah Sodré, compõe a diretoria do Conselho Municipal da Mulher com a função de tesoureira, e fala sobre as expectativas para esse novo biênio: ” Nosso principal objetivo é fortalecer ainda mais a atuação do Conselho em defesa dos direitos das mulheres, buscando efetivas transformações em nossa sociedade. Queremos ampliar a visibilidade das mulheres em nossa cidade, reconhecendo suas capacidades, promovendo seu protagonismo e combatendo todas as formas de discriminação e violência de gênero.”