Buscando ampliar o debate sobre questões relevantes para a sociedade, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) promoveu o Seminário “A classe trabalhadora e os desafios para a construção de um Brasil democrático, justo e soberano”, na última quinta-feira (21), em Salvador.
O evento proporcionou um espaço para reflexão e debate sobre os desafios enfrentados pela classe trabalhadora brasileira e os caminhos para a construção de um Brasil mais democrático, justo e soberano. O presidente da CTB, Adilson Araújo, destacou a importância do encontro como um marco na trajetória do sindicalismo classista brasileiro. “Transformar o nosso mundo é um propósito, e o exercício sindical é um teste de força que demanda muito trabalho e dedicação”, afirmou.
O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região foi representado pelo presidente, Leonardo Viana.
Também na quinta, aconteceu o encerramento do Curso Nacional de Formação da CTB. A atividade reuniu, entre os dias 18 e 21, mais de 288 dirigentes sindicais e lideranças de todo o país, para debater temas importantes como a reforma e legislação trabalhista, mundo do trabalho e a história dos sindicatos; capitalismo de plataformas; reindustrialização e inovação tecnológica; a guerra dos chips; emancipação das mulheres; dinâmica do mercado de trabalho e; teoria marxista como instrumento de luta da classe trabalhadora.
Os diretores Alberto Rocha, Carlos Alberto Gonçalves, Paulo Barrocas e Sarah Sodré participaram dos espaços de formação.