Todos os meses, bancários e bancárias recebem de forma eletrônica o seu contracheque. Esse documento é a comprovação do salário recebido pelo trabalhador, fornecendo as informações dos valores brutos e líquidos de seus rendimentos, assim como os descontos e horas extras.
O contracheque, que também pode ser chamado de holerite, é a forma da empresa prestar contas aos seus funcionários, e também, é a forma do funcionário averiguar se a empresta está cumprindo seus deveres perante a lei.
Giovania Souto, diretora de saúde do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, ressalta que é muito importante guardar seus documentos e mantê-los atualizados, a exemplo do RG, pois em caso de necessidade, fica muito mais fácil de garantir o direito do trabalhador.
‘’O contracheque é um documento muito importante, pois é a comprovação de todas as suas verbas. Tudo o que você recebe está ali, registrado naquele documento e, nos casos de dúvidas, ele é esclarecedor. Eu, por exemplo, guardo todos os meus contracheques e foi muito útil para comprovar judicialmente que algumas verbas minhas não estavam corretas. Além disso, é um documento você precisa ter em sua mão, para várias coisas, como por exemplo a comprovação de renda em diversas situações. Alega Giovania Souto, diretora de saúde do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.