O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou, na manhã desta terça-feira (21), uma manifestação em frente a agência do Santander de Conquista.
A mobilização protestou contra o posicionamento do banco que quer obrigar seus funcionários a trabalharem aos sábado e domingos, o que contraria a Convenção Coletiva de Trabalho negociada durante a Campanha Salarial. No projeto, que já foi posto em prática em São Paulo, os bancários são coagidos a prestarem “trabalho voluntário” nos finais de semana. Legalmente, os bancários não recebem absolutamente nada por isto e se sofrerem acidente ou assalto, no percurso ou durante o serviço, não se configura o acidente de trabalho e não há os resguardos previstos em lei.
O Santander no Brasil é responsável por 29% do lucro do banco em todo o mundo. Em 2018, o ganho chegou a R$ 12,16 bilhões. Mesmo com sua lucratividade crescente nos últimos anos, o banco insiste em piorar as condições de trabalho dos seus funcionários, anunciando uma reformulação interna que inclui o acúmulo de funções e, segundo o presidente do banco Sergio Rial, até o fim da função de caixa.
Além disso, o banco espanhol modificou, sem consultar os trabalhadores, o cartão de vale alimentação e refeição. A nova bandeira, Bem Visa, que é uma marca da própria instituição, ainda não possui uma rede credenciada ampla, o que vem prejudicando os trabalhadores bancários.
Confira o vídeo do diretor do SEEB/VCR , Wolney Soares: