Home / Direitos trabalhistas / Folga assiduidade: confira como usufruir desse direito dos bancários

Folga assiduidade: confira como usufruir desse direito dos bancários

A folga assiduidade é um dos direitos conquistados pela categoria bancária por meio da sua organização e luta coletiva.

Desde 2013, a ausência remunerada está prevista na cláusula 24 da Convenção Coletiva de Trabalho. Por isso, não é necessária a comunicação do Sindicato ou do banco para utilizá-la.

Para usufruir do direito, o empregado precisa completar pelo menos um ano de vínculo empregatício e não pode ter falta injustificada registrada no período de 1º de setembro de 2023 a 31 de agosto 2024. A folga deste ano pode ser utilizada até o dia 31 de agosto.

A data escolhida não pode ser imposta, nem pela empresa, nem pelo trabalhador. O dia deve ser definido em consenso entre o bancário e o gestor ao qual é subordinado. Caso ocorra dificuldade para marcar ou intransigência por parte do supervisor, o empregado deve comunicar ao Sindicato.

Mas atenção: a folga não é cumulativa, não pode ser revertida em pecúnia e não pode ser utilizada para a compensação de faltas.

No caso de banco que já concede folgas, como “faltas abonadas”, “abono assiduidade” ou “folga de aniversário” fica desobrigado do cumprimento da cláusula. Um exemplo é a Caixa Econômica Federal, devido aos cinco dias de Ausência Permitida para tratar de Interesse Particular (APIP).

Veja Mais!

Projeto garante estabilidade no emprego por seis meses para trabalhadora que denuncia assédio

O Projeto de Lei Complementar 158/24 garante a estabilidade no emprego da trabalhadora denunciante de …