Nesta quinta-feira (7), o Museu Regional de Vitória da Conquista, Casa Maria Henriqueta Prates, realizará a exposição “Carlos Jehovah: 80 Anos”, às 19h. O evento homenageia o diretor, dramaturgo, memorialista e escritor Carlos Jehovah de Brito Leite, com uma retrospectiva de seu trabalho artístico. A data foi escolhida para coincidir com o aniversário do artista, que completaria 80 anos em 2024.
Carlos Jehovah, além de ser uma figura fundamental para a cultura conquistense, também foi diretor do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região em três ocasiões: de 1971 a 1974, de 1981 a 1988 e de 1993 a 2013, sendo diretor do Conselho Fiscal, diretor de Cultura e Formação Sindical e diretor de Aposentados e Assuntos Previdenciários.
Jornan Andrade, diretor financeiro do SEEB/VCR, acompanhou Jehovah como colega de banco e afirma que, além de ser um grande escritor, ele demonstrou muita dedicação à profissão bancária: “Jehovah era uma pessoa de diálogo e tinha muitas histórias sobre a vida bancária em Conquista. Uma delas foi quando ele precisou esconder as atas de assembleias de fundação do SEEB/VCR no forro de sua casa, durante o período da ditadura militar. Ele também contava, de forma cômica, que ingressou no banco numa época em que o dinheiro chegava em panacum, que são sacos transportados por animais.”
O museu fica localizado na Praça Tancredo Neves, 114, centro de Vitória da Conquista. A exposição estará aberta para o público até o início de março de 2025, disponível para visitação das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Para mais informações sobre a mostra, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected], pelo telefone (77) 3427-9026, ou acessar o Instagram do museu, @museuregionaluesb.