Home / Caixa Econômica / Sindicato vence ação de dia descontado pela CEF

Sindicato vence ação de dia descontado pela CEF

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região ganhou na justiça, na última sexta-feira (22), a devolução de um dia de trabalho descontado irregularmente pela Caixa Econômica Federal.

Em 28 de abril de 2017, a categoria aderiu aos protestos nacionais contra a terceirização, as reformas trabalhistas e da Previdência do governo Temer. Em retaliação à mobilização a Caixa descontou no salário dos bancários os dias 28 e 29.

Após ação impetrada pelo escritório conveniado ao SEEB/VCR, Higino, Amazonas e Araújo, o colegiado da quarta turma do TRT-BA deliberou pela condenação da empresa a devolver os valores referentes ao sábado, que é considerado dia útil não trabalhado.

A decisão ainda admite recurso e o processo deve seguir para a 3º instância. “Num claro intuito de retaliação aos bancários que aderiram ao movimento, a CEF descontou dos bancários dois dias de trabalho, mesmo com a paralisação tendo sido aprovada em assembleia, por se tratar de uma Greve Geral. O Sindicato está reivindicando a devolução dos valores por ter realizado uma assembleia soberana, em um movimento legítimo, definido por diversas categorias em âmbito nacional. Esperamos que a decisão seja mantida no tribunal em Brasília”, afirma Sarah Sodré, diretora de Assuntos Jurídicos.

Veja Mais!

Jornada de 6 Horas, um marco de resistência

A histórica greve das 6 horas da Caixa Econômica, em 30 de outubro de 1985, …